Antropologia, paisagem, sentidos: pesquisa e arte da/na paisagem
Exposição dos artistas residentes na XIII edição dos Encontros da Primavera (Picote, junho 2018)
Marcelo Moscheta
Seila Fernández Arconada
curadoria: Lorenzo Bordonaro
13 junho – 31 julho 2019
Museu da Terra de Miranda
Miranda do Douro
Os Encontros da Primavera representam desde 2006 uma oportunidade para se falar de antropologia, cinema, sentidos e paisagem. O evento é, no entanto, muito mais do que um encontro científico e nele se estimulam diálogos e partilhas com muitas outras formas de conhecer e outros saberes, tendo como terreno um território marcado por uma passagem lenta do tempo - um lugar de natureza, paisagem e traços culturais muito singulares.
A Residência Artística dos XIII Encontros da Primavera, com sede na aldeia de Picote (Miranda do Douro) foi o resultado de uma organização conjunta da UTAD e da FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, e contou com a participação de dois artistas selecionados através de um edital internacional: Marcelo Moscheta (Brasil) e Seila Fernández Arconada (Espanha). Marcelo e Seila permaneceram no território de Picote de 28 de maio a 10 de junho de 2018, num processo de pesquisa artística cujos resultados são aqui apresentados.
Picote afigura-se como um contexto particularmente interessante porque permite um contacto direto com um ecossistema natural cenográfico, marcado pelo rio Douro e suas arribas, e no qual está vincada a presença milenar da atividade humana na paisagem: dos socalcos à barragem, passando pelos antigos sistemas de extração de água. Marcas que tornam o lugar interessante para explorar a relação entre ser humano e paisagem, e para refletir sobre formas de nela intervir a partir da exploração desta relação.